(75) 3021-4148 Rua Carajás, 23B 1º andar, Morada do Bosque - Cidade Nova, CEP: 44053-046, Feira de Santana - Ba

A Portalmed Home Care foi fundada dentro da filosofia do atendimento integral, é uma peça chave para o bem estar e a qualidade de vida do paciente. Representa um grande avanço na humanização do tratamento domiciliar.

Além do risco significativo de infecção grave, o paciente reassume o controle da sua vida e preserva sua dignidade. O ambiente familiar aumenta a chance de recuperação; a hora e o tipo de alimentação são decididos entre o paciente e o nutricionista; a privacidade retorna ao seu controle, que determina quando e quem pode visitá-lo; a presença constante de pessoas amadas completa o quadro.

Apesar da internação domiciliar não estar totalmente difundida e implantada pelos planos de saúde, que ainda não conseguem vislumbrar todas as vantagens desse processo, o Home Care é fundamental para uma assistência de qualidade ao paciente.

Verificamos na Bahia, a necessidade de um “Home Care”, que atendesse pacientes de alta complexidade, com profissionais treinados dentro de um padrão de excelência.

Sabemos do grande beneficio do tratamento domiciliar. A economia gerada para as empresas de saúde gira em torno de 50%. No caso de pacientes em fase  final é ainda maior. Não é raro este paciente, quando no hospital, realize exames desnecessários, procedimentos sem indicação, utilização de UTI e o mais importante não há nenhum ganho em qualidade de vida para o paciente, geralmente ocorrendo o contrario; o paciente fica afastado da família e de seu ambiente, aumenta o numero de complicações clinicas e perde sua dignidade neste período tão doloroso para ele e sua família. Outras especialidades enfrentavam o mesmo problema: pacientes com DPOC, com suporte ventilatório em UTI, permaneciam por tempo indeterminado devido a diversas infecções hospitalares; pacientes neurológicos eram reinternados com complicações evitáveis com um atendimento adequado; pacientes submetidos a cirurgias de grande porte permaneciam longo tempo no hospital aumentando os riscos de complicações.

Portalmed oferece ao mercado uma “Home Care” para atender todos os casos com indicações de atendimento domiciliar, incluindo oncológicos e de alta complexidade. Sendo primordial a qualidade dos serviços dos profissionais de saúde como técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos entre outros, tentamos manter a equipe adequada para cada paciente, através da seleção e manutenção de um mesmo grupo de profissionais de modo a ter um melhor acompanhamento e resultado terapêutico.

DSC_0029Portalmed Home Care dispõe de meios de transporte para os pacientes e contrato com unidade de UTI móvel, garantindo pronto atendimento a situações críticas, aumentando a confiança da família e do paciente no serviço domiciliar.

Psicólogos, nutricionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiras, fisioterapeutas médicos etc, bem qualificados estão disponíveis quando necessário.

A equipe médica atua de modo ao mesmo profissional ficar responsável pelo paciente, evitando a mudança constante de conduta e gerando vinculo com familiares. A família recebe atenção especial, sendo informada com detalhes da finalidade do Home Care, seus direitos, período durante o qual o convenio poderá oferecer o serviço, o que não está coberto e a transição para cuidadores, que poderão ser treinados pela Portalmed. Finalmente é assinado um termo de consentimento e de acordo com o convenio, um contrato de prestação de serviços.

Os pacientes portadores de câncer considerados terminais deverão receber do seu medico assistente documento que comprove esta condição. Para os casos considerados “duvidosos” será solicitada uma segunda opinião de oncologista indicado pelo convenio ou por familiares. Uma avaliação criteriosa será realizada com participação do medico e psicólogo da Portalmed para definir se a família está realmente convencida a aceitar o tratamento de suporte domiciliar, e que não serão adotadas medidas de ressuscitação nem utilizada UTI móvel. Será feito um termo de consentimento especial para estes casos.

A família receberá todo apoio, principalmente no momento do falecimento, quando o técnico de enfermagem de plantão permanecerá para preparo do corpo e a equipe médica fornecerá o atestado de óbito.

Periodicamente Portalmed oferecerá cursos de aperfeiçoamento técnico e de relação interpessoais aos profissionais da cooperativa. Estimularemos os  técnicos de enfermagem que se destacarem com premiações de modo a criar um incentivo para o seu desempenho.

Também será oferecido ao público um curso para Cuidador, onde serão enfocados detalhes técnicos de enfermagem. (curativos, mobilização no leito, cuidados com sondas, medidas de higiene); orientação psicológica, fundamentos de nutrição e como e quando acionar o medico assistente. O objetivo é evitar procura a emergência de hospitais, reduzindo o número de internações desnecessárias.

Consideramos como padrão de qualidade o tempo e o número de vezes que o paciente é reinternado. Uma Home Care de qualidade reduz o custo dos planos de saúde exatamente por evitar DSC_0041internações em que o paciente geralmente é conduzido pra UTI, onde ficará pelo menos uma semana. Esta visão do responsável pelo convenio é fundamental na seleção das empresas de Home Care.

O paciente também contará com serviço de remoção para realização de exames laboratoriais coleta de sangue e urina. Sendo a equipe medica orientada para solicitar apenas exames que realmente sejam importantes para ajuste da prescrição.